26.8.10

A TRINDADE DE DEUS


PAI, FILHO E O ESPÍRITO SANTO


A TRINDADE DIVINA


A palavra trindade não aparece na Bíblia, mas isto não é motivo suficiente para descrer, na revelação de Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. A Trindade é apenas o nome da ciência que estuda esta revelação divina. Há um só Deus que existe como: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. A palavra Trindade quer dizer três em um só.

Em 1 João 5:7 diz: Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.

Em Mateus 28:19 diz: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.


A UNICIDADE DE DEUS

Examinando a Bíblia encontraremos:

  • Deuteronômio 4:39 - Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.
  • Deuteronômio 6:4 - Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
  • Isaías 45:5 - Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te rodearei, ainda que tu não me conheças;
  • Romanos 16:27 - Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
  • 1 Timóteo 1:17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

A Bíblia contém muitos versículos que provam a unicidade de Deus. Os acima são apenas alguns entre muitos.


DEUS REVELADO EM TRÊS PESSOAS


O único Deus verdadeiro, aparece claramente no Novo Testamento existindo em três pessoas divinas e distintas. Chamadas de Pai, Filho e Espírito Santo. Cada uma destas divinas pessoas aqui possui suas próprias características pessoais... Contudo as três pessoas são iguais no Ser, no Poder e na Glória: cada uma sendo chamada de Deus (Jo 6:27; Hb 1:8; At 5:3-4); cada uma possuindo todos os atributos.


DEUS, O PAI

O Pai é a primeira pessoa da Trindade. Ele é Deus.

  • “... Graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (Rm 1:7)
  • “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4:6)
  • “Toda via, para nós há um só Deus, o Pai de quem são todas as coisas e para quem existimos...” (I Co 8:6)
  • “... porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo” (Jo 6:27)


DEUS, O FILHO

O Filho, Jesus Cristo, é Deus. A segunda pessoa da Trindade.

  • “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Is 9:6)
  • “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E ele será chamado pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. (Mt 1:23)
  • “Deles são os patriarcas e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus Bendito, para todo o sempre. Amém” (Rm 9:5)
  • “No princípio era o Verbo, e o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. A vida estava nele, e a vida era a luz dos homens. E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo 1:1-4,14).

Todas as seitas que negam a divindade de Jesus, dizem que Ele foi criado. Um dos atributos divino de Jesus é que ele é Eterno. Significa dizer que sempre existiu, nunca fora criado, e sempre existirá. Os versículos acima são o bastante para provar a divindade de Jesus, que Ele é Deus.

O próprio Jesus declarou: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10:30)


DEUS, O ESPÍRITO SANTO

A terceira pessoa da divindade é o Espírito Santo. E Ele é revelado como uma pessoa divina. O Espírito Santo é mencionado nas Escrituras como: espírito de Deus, espírito do Senhor, Espírito, etc.


O Espírito Santo é uma pessoa. Disse Jesus:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece: vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:16,17,26).

Observe os textos a seguir, pois todos eles falam de ações feitas pelo Espírito Santo como alguém que age no campo da experiência humana. Mostram o Espírito Santo sendo tentado, enviando obreiros, impedindo viagens, fortalecendo, intercedendo, concedendo dons, revelando acontecimentos futuros, etc.


Sendo tentado:

“Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.” (At 5:9)

Enviando obreiros:

“Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre” (At 13:4)

Impedindo viagens:

“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia” (At 16:6)

Revelando acontecimentos futuros:

“Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações” (At 20:23)

Intercedendo:

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Rm 8:26,27)

Concedendo dons:

A manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria: e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento: a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza estas coisas, distribuindo-as como lhe apraz, a cada um, individualmente” (I co 12:7-11)

O Espírito Santo na criação, assim como o Filho:

“A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas” (Gn 1:2)

Sendo chamado de Senhor:

“Ora o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade” (2 Co 3:17,18)


O Espírito Santo é Deus em nós:

“Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Co 3:16)

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Co 6:19)

“No qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no espírito” (Ef 2:22)

É importante nós sabermos que o Pai não é o Filho e nem o Espírito Santo, Ele é Deus. Que o Filho não é o Pai e nem o Espírito Santo, ele é Deus. Que o Espírito Santo não é o Pai e nem o Filho, Ele é Deus.


Conclusão

Neste estudo ficamos sabendo que a Bíblia ensina a Trindade. A Trindade é Bíblica. Há um único Deus revelado em três pessoas distintas uma da outra. O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Todavia, o Pai não é o Filho e nem o Espírito Santo; o Filho não é o Pai e nem o Espírito Santo; o Espírito Santo não é o Pai e nem o Filho.


Fonte: www.icpbrasil.com/artigodefe/trindade.pdf

10 comentários:

  1. Respostas
    1. A Paz Erica! Deus lhe abencoe...que estudo lindo e bem claro !

      Excluir
    2. Obrigada!!!

      Que Deus possa nos usar grandemente para propagar o seu amor por nós!!

      Bjão

      Excluir
  2. Fiquei muito feliz por encontrar esta pagina. Deus te abençoe mais e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fico Feliz em poder ajudar!!

      Obrigada por sua visita e recadinho

      Excluir
  3. 1 joão 5: 7 foi tirado da maioria das traduções recentes, por não conter nos escritos antigos. Foi adicionado muito tempo depois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!!

      Sua informação me fez pesquisar!! Pois algo tão importante quanto a retirada de uma informação bíblica deveria ter tido uma divulgação... Afinal trata-se da palavra de Deus!

      Assim como diz a Bíblia, assim creio, veja abaixo o que diz alguns versículos:

      Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
      Apocalipse 22:18-19

      Leia também: Provérbios 30:5-6; 1 Coríntios 4:6; 1Coríntios 3:11 e Gálatas 1:8-9.

      Obrigada por seu comentário.

      Excluir
  4. Parabéns Erica por publicar esse estudo. Muito bom mesmo!
    Deus te abençoe. Abraços

    ResponderExcluir
  5. DEUS ABENÇÕE PODEROSAMENTE SUA VIDA!

    CLÁUDIA / LIMEIRA-SP

    ResponderExcluir
  6. disse jesus eu o alfa e o omega o principio e o fim ; o q era o q ha de vim o todo poderoso ap 1:8.tu cres q ha um Deus fazes bem os demonios crer e estremesse tiago 2;19 CUIDADO P/VC NAO CRER EM MUITOS dEUSESPORQUE HA DE AMAR UM E ODIAR OUTROS MATEUS 6:24

    ResponderExcluir

Passando para dar uma olhadinha?!!
Não vai sair sem deixar uma rabiscadinha né!!?

Obrigada por sua visita!